top of page

Ficha limpa, rua suja

Existe uma época mágica que ocorre a cada quatro anos em que tudo parece funcionar na cidade, obras são feitas e terminadas, ruas são asfaltadas, buracos nas estradas somem, famílias são atendidas com mais agilidade em postos de saúde e policiais aos montes são vistos andando pelas ruas. Essa época mágica possui um nome: Eleições!


Fazendo valer a velha premissa, talvez, de que o brasileiro deixa tudo para a última hora, políticos também entram neste ditado e dos quatro anos, apenas no último que se vê mudanças com mais intensidade, ainda mais se o tal político estiver tentando a reeleição. A pergunta que fica é: O que eles fazem nos outros anos? Projetos? Leis? Metas? Objetivos? Do jeito que as coisas andam, jamais saberemos.


O que nós sabemos é que sempre que chegar o dia da eleição, veremos as ruas cobertas de papeis dos políticos e seus respectivos números de votação, os conhecidos “santinhos”, querendo uma vaguinha na prefeitura. Se jogar lixo na rua funciona para ganhar alguns votos, eu não sei, mas que muitos perdem a chance de serem eleitos por causa disso, não tenham dúvidas. E muitas vezes são políticos bons, capazes, querendo mostrar trabalho, são os chamados “fichas limpas”, que nunca deveram nada para a justiça, porém é uma ironia ser um “ficha limpa” e deixar a cidade suja, ainda mais que muitos prezam pela sustentabilidade e uma cidade limpa.


E não é apenas sobre deixar a cidade feia e suja, estes santinhos podem virar verdadeiras armadilhas espalhadas pelas ruas da cidade. Muitas pessoas que se dirigem para seus locais de votação, especialmente idosos, escorregam e acabam caindo, podendo sofrer machucados graves. Não é raro ver pessoas pulando de lá pra cá tentando desviar e se livrar desse “presente” indesejável, ou mesmo, carros podem derrapar, fazendo com que o motorista perca o controle e cause um acidente. Em cidades que estão em época de chuvas, é um pesadelo atrás do outro, pois toda esta papelada vai entupir bocas de lobo, causando assim, inúmeros alagamentos que trarão transtorno a todos.


Outro ponto a ser lembrado, é a famosa “boca de urna” que, vai eleição, vem eleição, leva uma penca de gente pra cadeia, inclusive alguns políticos que, na cara dura, desrespeitam as leis antes mesmo de serem eleitos. Cá entre nós, você depositaria sua confiança em alguém que deixa a cidade de um jeito lamentável e quebra leis pelos próximos quatro anos? Pois é, eu também não.


Porém, o que fazer? Qual a saída? Em todo o lugar vemos alguém falando sobre conscientização do eleitor e pesquisar muito bem antes de votar, mas alguma vez já falaram sobre conscientização dos políticos? Ter sua consciência tranquila e pensar que fez um bom trabalho é uma das melhores sensações que existe, esperamos que além da consciência limpa, o pessoal de terno e gravata passe isso para as ruas também, ficaremos na torcida, mas como temos visto nos últimos anos, isso não vai acabar tão cedo. É, parece que começamos com o pé esquerdo nessa.


Sobre o autor: Marcelo é cronista e colaborador do Informativo Santa Efigênia, conheça nossos colaboradores em EQUIPE


Posts Em Destaque
Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page